As questões com a segurança estão na ordem do dia. De facto, garantir a segurança das pessoas, dos bens e dos espaços é uma preocupação crescente e as soluções disponíveis no mercado são cada vez mais numerosas e sofisticadas. Uma das alternativas no mercado são os sistemas CCTV.

CCTV: o que é

CCTV significa Closed-Circuit Television (ou Circuito Fechado de Televisão em português) e corresponde ao sistema de vídeo vigilância de uso mais frequente.

Um sistema de CCTV consiste, fundamentalmente, num conjunto de câmaras colocadas em lugares estratégicos, que captam e transmitem imagens para um sistema de gestão de vídeo que permite a gravação e visualização dessas imagens.

Tratando-se de um sistema fechado, apenas um número restrito de pessoas tem acesso às imagens, nomeadamente proprietários do sistema, seguranças e vigilantes da zona sob proteção e autoridades policiais (em caso de delito).

O principal objetivo do CCTV é vigiar determinados espaços, que podem ser públicos ou privados, para manter e assegurar a segurança dos espaços, impedir qualquer atividade ilegal, proteger os bens e dissuadir intrusos.